10 dicas para fotografar melhor

by - domingo, maio 19, 2013

Achei uma artigo muito bom no Fotografe uma ideia e não poderia deixar de compartilhar com vocês. Não era o post que eu estava preparando pra hoje, mas como não tive tempo de fotografar todas as fotos que eu precisava, acabei optando por esse artigo. Achei muito eficiente, espero que gostem.

   foto: Alexis Mire

1.    Leia o manual: Muitos dirão que isso é quase impossível de ser feito em razão da escrita muito técnica do assunto, sem contar a letra miúda dos manuais. O que esperava encontrar? Um romance de ficção, cheio de floreios para te ensinar as funções de sua câmera? Isso não encontrará, mas certamente encontrará informações que só te ajudarão quando estiver fotografando. Claro que há uma alternativa: no YouTube, por exemplo, há sempre vídeos sobre uso de câmeras; também existem tutoriais em DVD feitos pelas empresas que produzem os equipamentos; e os blogs/sites espalhados pelo mundo virtual.



2.   Estude fotografia: Pode soar pretensioso para hoje, tempos de “minha-máquina-faz-tudo”, mas, uma vez interessado em fazer boas fotos com maior frequência, você terá obrigação de, pelo menos, aprender os conceitos básicos da fotografia. Não há como escapar disso. Diafragmaobturadorregra dos terços, qualidade de luzISO, composição: tudo isso é imprescindível no caminho de uma boa foto. Não quer dizer que terá de usar tudo como dizem os livros, mas será preciso saber para usar à sua maneira.

3. Desacelere: Ter em mãos um equipamento que contém um cartão de armazenamento quase que infinito não te obrigada a apertar o botão de disparo a cada segundo, na tentativa de obter muitas fotos - salvo quando é necessário; por exemplo, em fotografia de esporte. No entanto, em casos assim o uso do disparador contínuo é consciente. Em vez de apenas contar com a capacidade de seu cartão, conte com a sua inteligência e paciência para obter uma boa fotografia. Pare, observe, componha e fotografe.



4. Fotografe com um olho: É estranho dizer isso, mas é assim que deveríamos pensar quando estamos empunhando uma câmera. Afinal, as câmeras fotográficas só possuem uma lente, enquanto nós enxergamos com dois olhos. Tendo esse conceito em mente, sabemos que fotografamos as coisas não como as enxergamos. É preciso saber incluir e excluir quando fotografar, atentando-se à composição e ao quadro para que a imagem tenha sentido não só para você.

5. Copie: Essa é uma boa forma de aprender novas técnicas de todos os tipos. É impossível que você não tenha alguma fotografia que te impressione e que o faça querer produzir algo parecido. Seja um retrato, uma foto de paisagem ou de produto. Não importa qual é o assunto. Digamos que você goste dos famosos retratos em fundo branco produzidos por Richard Avedon e já tenha aprendido as técnicas para fazê-los. Ora, vá e tente colocá-los em prática. Mesmo copiando, o resultado nunca será igual. O fotógrafo não é o mesmo, o equipamento não é o mesmo e quem posa não é a mesma pessoa. Somente copiando você irá criar seu próprio estilo fotográfico.

foto: Cinnamon

6.    Mude a perspectiva: Certamente, mudando alguns centímetros da perspectiva - um centímetro que seja, independente para qual direção for - o que será visto na fotografia será diferente. Isso só terá a acrescentar ao seu trabalho, porque lhe dará a possibilidade de uma mesma história por ângulos diferentes. Deite. Agache. Dê alguns passos para o lado. Suba numa cadeira se for preciso.


7. Invista em lentes: Você irá me dizer que sua câmera já veio com uma lente, e que isso é o suficiente. Será? As lentes que vêm junto ao corpo da câmera (kit lens) não possui os melhores materiais de construção e ótica. Digamos que preço do corpo da câmera sairá por R$ 1000, porém, com apenas mais R$100 você levará junto uma lente. Então, ainda acha que por apenas esse adicional você irá levar a melhor lente? Claro que não. Lentes são caras. É fato! Invista em lentes claras (com f-stop de no mínimo 2.8), porque além de ser ótimas para situações de baixa luz, terão uma ótima qualidade ótica e boa construção.

8. Fotografe sempre em RAW: Certamente você precisará de cartões de memória com mais capacidade de armazenamento, mas porque será preciso guardar mais informações de sua imagem capturada em RAW. Não é preciso muito para explicar a diferença de maneira simples. Quando se fotografa em JPEG, automaticamente sua imagem será comprimida e perderá muitos detalhes. Já fotografando em RAW, você garantirá que todas as informações de cor e exposição estarão contidas no arquivo de captura. Assim, você terá muito mais informações para trabalhar na edição.

9. Use editor de imagem: Infelizmente sem um editor de imagem, hoje em dia, um fotógrafo não é nada. Por isso, adquira algum bom como  o LightroomAperture ou Photoshop - editores onlines também podem ser bem interessantes. Poder ajustar, no mínimo, os níveis de saturação, contraste e brilho poderá deixar sua fotografia muito melhor. Ter o pensamento purista de não utilizar nenhum editor de imagem na era digital é o mesmo que fotografar com filme sem ter preocupação com quando estiver revelando a foto.

10. Cuidado com o fundo: Não estou falando para ter atenção com o que estiver atrás de você, mas sim de quem ou o que está sendo fotografado. Um detalhe ao fundo pode estragar toda a sua composição ou o belo sorriso da pessoa fotografada. Galhos de árvore saindo da cabeça do retratado, por exemplo, são horríveis. Uma boa dica para evitar detalhes desconcentrantes no fundo é usar lentes claras.

foto: Eugenio Fernández Abril

Então é isso pessoal, lembrando que essas dicas são do Goldem Fonseca, de um artigo no Fotografe uma ideia. Espero que tenham gostado e que na próxima vez que saírem pra fotografar lembrem das dicas com muito carinho. 

A partir do próximo post eu começo a trazer fotos de minha autoria, aqui no Distância Certa, prometo. Me acompanhem no Sorria e Sinta e deixem dicas, dúvidas ou elogios nos comentários. Se quiserem deixar o link de suas fotos para eu olhar, se sintam a vontade também. 

Xoxo.

You May Also Like

12 Comentários

  1. Poxa adorei as dicas Su. Vou tentar por em prática elas, a da lente vou demorar um pouco porque não tenho uma semi ou profissional cambiavel. hehe Mas as outras acho que dá para fazer com uma compacta. Obrigada pela ótima dica!! ;) beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awm, de nada Camilla, é sempre bom ajudar. Não se preocupe com as lentes por enquanto kk, o importante é ter pelas fotos. Não é a câmera quem faz o fotógrafo :3

      Excluir
  2. Muito bom! Gostei do seu blog. Te encontrei pelo "Livros só mudam pessoas" :) http://www.lilivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Que bom que gostou do blog da Camilla :3

      Excluir
  3. gostei muito da dica, principalmente em relação a ver os estilos de fotos que mais gosta e se inspirar.
    Estou para comprar uma semi profissional. E estou procurando bastante dicas para fotografar melhor.

    Beijos
    Pepper Lipstick

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado do post *-* Fique de olho nas próximas dicas, espero conseguir ajudar você.

      Acabasse de me dar uma ideia, que tal eu fazer um post do tipo "Qual câmera eu compro?". Mostraria os modelos, e podia até mostrar os recursos da minha, que também é uma semi profissional. Hehe. Volte sempre, beijos!!

      Obs: Que blog lindo o seu, curti a fan page!

      Excluir
  4. Ótimas dicas :D

    ResponderExcluir
  5. Nossa, amei essas dicas, amo fotografar e esse tipo de post me ajuda bastante *-*

    http://garotaociosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada!! Fico muito feliz por ter ajudado *-*

      Excluir
  6. "Cuidado com o fundo" é exatamente o post que eu estava planejando e não consegui conclui-lo kkk. Se der tudo certo, no próximo sábado ele aparece aqui. Vou postar minhas fotos sim e obrigada. Volte sempre *-*

    ResponderExcluir
  7. Lembretes bem oportunos e fáceis de serem postos em prática por qualquer fotógrafo amador.

    ResponderExcluir