Fotografia: Regra dos terços #2

by - sábado, maio 04, 2013

Olá leitores, lembram de mim? Pra quem não lembra, ou não simplesmente nunca me viu aqui, sou Suian, dona do blog Sorria e Sinta e que faz parte da equipe do blog da Camilla. Falo sobre fotografia e meu primeiro post foi publicado a quinze dias atrás. Mas vamos parar de enrolar e ir para o que importa, a fotografia. Queria que o post fosse maior e mais completo, mas como estou um pouco sem tempo e minha internet tá meio atrapalhada essa semana, o post vai ser pequeno, simples e (acho eu)  fácil de entender. 

Como prometido no meu primeiro post (voltando a lembrar, se você não viu o primeiro post, leia ele antes desse, caso contrario, você não intenderá nada), cá estou eu para falar sobre a regra dos terços, mas hoje, a regra aplicada em objetos em movimento. Não é difícil,  mas se você não entendeu muito bem como funciona a regra, ai vai complicar um pouquinho. Mas é só praticar que tudo fica mais fácil de entender. Ninguém aprende a fotografar somente lendo. Requer muito treinamento. 

A regra dos terços com o assunto principal em movimento baseia-se em: Observe para onde o "objeto" está se locomovendo. Exemplo:






Com o cavaleiro no primeiro quadro e em direção direita, a impressão que dá é que ele está correndo e tem um objetivo a alcançar. 


Com o cavalo posicionado no meio perde um pouco a impressão de movimento, deixando a fotografia um pouco confusa. 




Com a mulher no ultimo quadro e em direção direita, dá a impressão de que ela já chegou no seu objetivo. 

Resumindo: A regra se baseia em deixar um espaço maior a frente da pessoa, caso você queria dar a impressão de que ele está indo para um lugar. Se você quer mostrar que ele já chegou nesse lugar, você deixa um espaço maior atrás da pessoa. 

Bom gente, é isso. Não coloquei exatamente as fotografias que eu queria colocar (lembrando que as 3 foram tiradas do google, por isso está sem créditos), mas acho que deu de entender o que eu quis passar, não? Caso alguém tenha alguma duvida, entre em contado comigo pelos comentários, responderei o mais rápido possível. Se tiverem sugestões, elogios ou até críticas, serão muito bem vindas também. 

Áh, agora o Distância Certa tem um grupo no Flickr, onde vocês podem compartilhar suas fotografias. Irei adorar ver como vocês estão se saindo com as dicas que dei aqui *-*. No final do mês a Camilla vai fazer um post com as melhores fotos compartilhadas no grupo. Vamos lá, cliquem aqui para participar. 

Espero que tenham gostado do post. Prometo que nós próximos irão aparecer fotografias minhas. Mas enquanto isso não acontece, podem me acompanhar no Flickr *-*.

Beijinhos e bom final de semana. 

You May Also Like

6 Comentários

  1. Gostei! Eu não sabia da parte de deixar uma espaço atrás pra dizer que o objeto/pessoa já chegou ao seu destino. Agora entendi, uheuahe. Beijos, te amo Su!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivendo e aprendendo comigo *-* haha. Te amo amor, obrigada pelo apoio. Beijos.

      Excluir
  2. Nossa, gostei bastante, não sabia dessas regras ^^

    xoxo
    http://www.florescerefotografar.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. *-* Não? Então aproveite para pratica-las haha. Volte sempre. Beijos.

      Excluir
  3. Gostei muito também, agora vou poder utilizar realmente essa função na minha câmera. Sempre dando dicas legais, parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camilla. Kkkkk, confesso que nunca soube utilizar essa função também, até conhecer essa regra. Obrigada², tento melhorar a cada post *-*.

      Excluir