Os benefícios que o intercâmbio fez em minha vida

by - terça-feira, agosto 18, 2015


Decidir fazer este intercâmbio foi uma das decisões mais difíceis que já tive que tomar nesses meus vinte e cinco anos de vida. Estava com medo do novo, de morar longe dos meus pais pela primeira vez (o máximo que passei longe deles foram apenas quatro dias), medo de ir para um lugar novo em que o idioma era diferente do meu e mais um milhão de coisas. Mas em meio aquele turbilhão de dúvidas e medos havia um sonho "fazer intercâmbio", eu não poderia deixar passar está oportunidade, não mesmo! Aquilo seria de um enriquecimento enorme em minha vida pessoal e profissional, e foi assim que fui morar na Flórida por seis meses.

Acho que tive que passar quase uns quinze dias mais ou menos para me acostumar e ver que não havia motivos para eu ter tido tantos medos. A parte boa foi que eu ainda morava com alguns brasileiros e amigos que eram da mesma universidade, então a saudade do Brasil e da minha cidade não era tanta. (hahaha)

Sabe, não é fácil fazer intercâmbio, principalmente para quem é tão ligado aos pais (como eu) ou quando os pais protegem demais as crias (minha mãe sempre foi super protetora, mas é coisa de mãe).

Aprendi muita coisa e melhorei em muitas outras também. Cresci profissionalmente, aprendi uma nova cultura, meu inglês melhorou tipo uns 98%, criei laços de amizade, aprendi a me virar sozinha, aprendi a conviver com a saudade da família e dos amigos e o principal, aprendi a cozinhar (não que eu não soubesse fazer nada, mas  aprendi a fazer coisas novas).

Minha louca família: um misto de brasileiros, americanos, africanos, argentinos e bolivianos
Eu fazia compras para a casa, tentava organiza-la (as vezes era fail), aprendi a me virar sozinha e sim, aquele ditado de "quem tem boca vai a Roma" é a pura verdade. Percebi que nem tudo são flores e os momentos ruins vem apenas para deixar você mais forte para a vida. Aprendi a ser mais paciente, mais companheira e profissional, em fim, aprendi muita coisa. Cresci e cresci muito!

Quando você vai viver com outras pessoas, as coisas podem ficar um pouco mais difíceis, pois não é toda hora que suas idéias vão bater com a do colega ou vão aparecer manias que te tiram do sério. A gente aprende, pela harmônia da casa, a conviver melhor com a personalidade dos outros, com a mania, defeito ou qualidade, afinal, ninguém é perfeito.

Toda forma de intercâmbio é válida, pois não há nada como uma nova experiência na vida. Um sonho foi realizado e como consequência dele, vários outros se concretizaram. Nunca irei esquecer de um dos seis meses mais divertidos e exaustivos que tive e que se pudesse repetiria tudo outra vez. Mas é como uma escritora famosa disse:
"Quando a vida lhe oferece um sonho muito além de todas as suas expectativas, é irracional se lamentar quando isso chega ao fim. - Stephanie Meyer"
Quando um sonho chega ao fim, temos apenas que agradecer pela oportunidade de tê-lo vivido e por toda a experiência adquirida.

Fazer intercâmbio é caro, mas é uma experiência única e que tenho certeza que não tem como se arrepender. Cada dinheiro investido é válido e será recompensado futuramente, então se um dia você tiver a oportunidade de fazer, não pensa duas vezes não, se joga e vai viver!

Beijos, 

You May Also Like

7 Comentários

  1. Adorei! Tô querendo passar um tempo no Canadá, mas ainda estou em dúvida, por todos esse motivos que você relacionou lá em cima. Mas não tenho dúvida de que será uma experiência maravilhosa em minha vida!
    O post ficou ótimo! Mas, me responde uma coisa, você foi por qual agência?

    Beijos!

    Visita meu blog! http://blogthankgodimpretty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana eu não fui por agência nenhuma. Na verdade fiz um estágio na Universidade da Flórida, foi algo totalmente independente. beijos

      Excluir
  2. Sempre quis fazer intercâmbio mas não rolou por falta de tempo e principalmente dinheiro ):
    Apesar disso aprendi taaaantas coisas nesse tempo que se fosse para eu fazer um tempo atrás talvez eu não iria justamente por causa dos medos. Assim que terminar minha faculdade também quero juntar um dinheiro e viajar <3 Adorei seu blog flor! Passarei por aqui mais vezes (:
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz mesmo flor. É uma experiência enorme para a vida! beijos e obrigada!

      Excluir
  3. Queria tanto fazer intercambio, parece ser muito bom e realmente aprender muitas coisas, principalmente a língua local :3

    http://sweetpoisonteen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Tenho certeza que o crescimento, em vários aspectos, é enorme! Afinal de contas é outro país, outra cultura, outro idioma... Vai ficar pra vida inteira! Parabéns pela coragem em enfrentar os medos e que bom que só tem a agradecer no fim de tudo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Xará!!! Muito obrigada, antes de ir estava muito indecisa mas graças a Deus não me arrependi nenhum pouco! hahaha beijão

      Excluir