Lendo os clássicos #1

by - sexta-feira, novembro 30, 2012

Créditos: We♥it
Resolvi criar está categoria para indicar alguns livros que são clássicos em nossa literatura, porém que nem sempre todas as pessoas leem. Seja por falta de tempo, por achar que não são bons, sei lá, cada um sabe sua rotina. hehe Nossos clássicos são livros muito bons e para quem curte literatura (como eu) sabe o valor que cada um tem.

Por eu estudar Letras (Licenciatura), tenho que ler inúmeros livros de diversas escolas literárias que os professores mandam. E isso é até bom, pois me ajuda a conhecer obras, que eu ainda não tinha lido na minha época de segundo grau. Neste semestre li dois inéditos, e que gostei bastante.

Bom, agora vamos as indicações...

1. O primo Basílio - Eça de Queirós 
Para quem não conhece Eça é um escritor português do século XIX, escreveu diversos livros nos quais alguns já ganharam até versões cinematográficas. O livro O Primo Basílio, narra a história de Luísa uma portuguesa casada com Jorge, um homem honesto e trabalhador. Jorge por conta do trabalho vivia se ausentando da casa para resolver questões de negócios. Em uma de suas viagens, Luísa recebe a visita de seu primo Basílio no qual já teve um namorico quando crianças. Basílio com todo o seu charme seduz Luíza, fazendo-a ficar no dilema de seguir com esse romance ou rejeitar por causa do seu casamento. Só vocês lendo para saber se ela traiu ou não. O livro é cheios de conflitos entre os personagens, onde há amores não correspondidos, chantagens, fofocas... Vale a pena ler. 

Há um filme brasileiro desse livro, estrelado por Débora Falabella e Reynaldo Gianecchini. O filme é legal, mas a concelho ler primeiro o livro para depois assistir-lo. Assim, você terá  um senso crítico entre as duas versões.

2. O crime do padre Amaro - Eça de Queirós

Aqui temos uma crítica feita por Eça a sociedade portuguesa do século XIX (O primo Basílio também é uma crítica). O livro narra a história de Amaro um padre recém chegado numa cidade do interior de Lisboa. Lá ele conhece Amélia, uma jovem com hábitos religiosos, filha dona da pensão em quem Amaro vai morar. Ele nunca concordou com os votos de celibato e vive então um romance escondido com Amélia. O livro faz uma forte crítica a igreja na época em Portugal. No decorrer da história acontece muita coisa que só vocês lendo para descobrir. Não vou contar o final porque aí não tem graça. hehe

Existem várias versões fílmicas do livro, tem aquelas mais leves e outras bem "pesadas". Uma que assistir foi estrelado por Gael García Bernal feito no México, é mais leve. Nesse filme eles mudaram algumas coisas do enredo original do livro, o final mesmo é bem diferente. hehe Como já disse, o ideal é que você leia o livro antes ou até mesmo depois de assistir para poder fazer sua própria crítica.

3. Dom Casmurro - Machado de Assis

Uma obra brasileira para fazer o contraste. hehe Acho que todos nós já lemos esse livro, se você ainda não leu, recomendo que vá ler o mais rápido possível! O enredo é sobre Bentinho, um menino que foi enviado para o seminário por causa de uma promessa feita pela mãe, onde lá conhece seu melhor amigo Escobar. Bento sempre teve um amor pela sua amiga Capitu, onde após sair do seminário e contra a vontade da sua mãe, se casa com ela e têm um filho. Com o decorrer do enredo Bentinho, começa a criar dúvidas sobre a fidelidade de Capitu, e se pergunta se o filho era dele mesmo ou do seu amigo Escobar. Cada um que lê o livro tem uma opinião diferente, pois é Bentinho quem narra sua própria história, mostrando seu ponto de vista.

Também temos dois filmes brasileiros do livro, um chamado Dom com Marcos Palmeira e outro passou em forma de minissérie na Tv Globo. Confesso que gostei mais da minissérie. hehe


Bom, por hoje trago essas três dicas e se você ainda não leu algum desses livros recomendo que leia. São muito bons. Se você já leu, me conta o que achou deles. Adoro trocar ideias!

You May Also Like

4 Comentários

  1. O único que li é Dom Casmurro. A gente não curte muito lê-los, principalmente quando somos obrigados no ensino médio, mas eles são maravilhosos.

    Moda na Janela

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho Dom Casmurro, mas eu achei um pouquinho chato. E eu li O CRIME DO PADRE AMARO que é sensacional. O outro eu não conheço!
    lovingmay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. ameei voce ter feito um post sobre isso, pq tem mta gente que nunca ouviu falar de alguns classicos. Já li Dom Casmurro e A-MEI! hahah

    http://euqueromaisquetudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Já li os três: não sou muito fã do Eça de Queiroz, ele é muito descritivo, mas "O primo Basílio" é um bom livro; já Machado de Assis é sensacional, amo "Dom Casmurro".

    ResponderExcluir