Decoração industrial e a sustentabilidade

by - terça-feira, agosto 01, 2017


É incrível como o design vem moldando-se as necessidades de mercado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes no quesito de qualidade, além de se importar com o impacto ambiental que pode vir a causar. 

Uma tendência que vem ganhando adeptos no mundo inteiro é a decoração industrial. Este tipo de decoração é inspirado nos anos 50 quando antigas fábricas e estúdios tornaram-se apartamentos e casas, mantendo uma parte da estrutura original do prédio. 

Com cores mais sóbrias, concreto queimado, tijolos, madeira e metais aparecendo, esse tipo de incremento decorativo vem tornando-se o queridinho entre arquitetos, designers e por aqueles que estão por dentro das tendências.


É possível reaproveitar muita coisa de industrias, escolas e lojas que fecharam as portas, para decorar o ambiente. Madeiras de demolições, antigos móveis, restos de canos e fios, e diversos outros objetos, podem virar lindas obras de arte, basta usar a imaginação. O intuito na verdade, é recolher objetos que seriam considerados lixo e reaproveita-los, ou seja, reciclar. Ser sustentável!

A sustentabilidade é um assunto que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e isto tem inspirado muitos designers e artistas plásticos a melhorar e inovar em suas produções, reutilizando os mais variados materiais encontrados no lixo.

É incrível a grande quantidade de detritos que poderiam ser reaproveitados, porém por não terem destinos certos são jogados no lixo todos os dias, poluindo o meio ambiente e causando transtornos a população.

Reaproveitar é uma forma de economia, e isto quando aliado na hora de reformar uma casa, pode ajudar e muito, principalmente quando se tem pouco dinheiro. Selecionei algumas ideias fáceis do que fazer com alguns móveis e objetos que geralmente são descartados e que não passam por nossa mente que dariam um ótimo item de decoração.


Pintar um antigo armário de aço com uma cor que você goste, deixará o ambiente com outra cara. Imagina pegar um tambor de aço e transforma-lo em uma poltrona ou utilizar garrafas de vidro velhas como lustre, é simplesmente demais. Basta ter criatividade e força de vontade!


Moldes de concreto, restos de encanamento, rodas de bicicleta e placas de carros podem tornar-se a diferença na decoração da sua casa ou escritório, basta adequar ao seu estilo.

Utilizar o design industrial como parte decorativa não significa deixar o ambiente totalmente metálico e nada aconchegante, mas pode sim misturar estilos. Usando móveis vintage, sofás, tapetes, quadros e plantas, assim deixará o ambiente bem mais acolhedor e com sua cara.

Infelizmente, o mercado de olho no sucesso por produtos com este estilo, tem produzido em grande escala diversos objetos de decoração e com preços altíssimos. Mas será que vale a pena comprar? Fazendo os cálculos, o mas barato obviamente seria reaproveitar (reciclar), principalmente agora em que a crise econômica vem afetando a maioria da população.

A sustentabilidade vem ganhando espaço ano após ano, tornando-se uma das soluções de combate a poluição no meio ambiente. Faça parte dos sustentáveis e comece a mudar seus hábitos! O ambiente e seu bolso irã agradecer! :) 

O futuro é ser sustentável!

#Este post faz parte do Design Blogger Competition organizado por CGTrader - clique aqui para mais informações!

You May Also Like

2 Comentários

  1. Thanks for helpful article!

    ResponderExcluir
  2. Very Good Article, This blog is always been my first choice to read, Thanks For sharing with us.

    ResponderExcluir