Uma universitária em crise

by - terça-feira, janeiro 08, 2013

Créditos: We♥it

Quando passei no vestibular em 2009 foi uma das minhas maiores conquistas. Estava animada com tudo o que o meio universitário poderia me proporcionar! Confesso que no início o curso que passei não era o que eu queria, entrei mesmo com a intenção de depois transferir para Medicina Veterinária. Mas com os semestres passando eu comecei a conhecer e gostar do meu curso e a ideia de transferência passou.

Quem faz faculdade pública enfrenta vários obstáculos como greves, professores desmotivando alunos, sucateamento e mais um montão de coisas. E isso vai desestimulando...

Meu curso tem duração de 5 anos e meio, para os que pensam que Zootecnia é fácil digo logo, não é. É uma graduação difícil com muito calculo e biologia, mas isso é o de menos. O problema é quando você tem professores que constantemente falam: "Pra que vocês estão fazendo esse curso?", "A disponibilidade de emprego para vocês aqui no Nordeste ainda é muito baixa e vocês indo para fora só consegue se tiver indicação", "A universidade não tem nem uma fazenda própria para aulas como a que eu estudei em São Paulo (a dele era privada)" e mais um monte de blábláblá. Sabe isso faz com que fiquemos desmotivados, por mais que a intenção do professor seja boa, querendo mostrar a realidade, mas acho que isso é totalmente desnecessário. Precisamos que nos motivem, nós mostrem os lados bons e não "falhas", coisas que já sabemos.

Isso sem falar que em 2012 teve a greve dos professores, o que prejudicou muito nós estudantes. Mais uma desmotivação! Outro problema é que a universidade não está formando nós para trabalharmos no campo, está formando para sermos professores pesquisadores! Cara, nem todos querem seguir esse lado, muitos querem ir pro campo mas falta oportunidade de práticas, porque tudo o que vemos são teorias e mais teorias. Sei que a culpa não é apenas dos professores, nós estudantes também temos nossa parcelazinha mas acho que é bem menor do que a culpa que a universidade tem.

Faltando apenas 1 ano para terminar o curso, confesso que eu e mais alguns colegas de classe estamos totalmente desmotivados. Desde o meio do ano passado comecei a pensar em outros meios para ganhar $$, talvez ir estudar em outras áreas que gosto. Mas claro que não vou fazer a burrada de desistir agora, no entanto já quis muitas vezes.

Estou em crise e acho que isso já deu para perceber. Só queria as coisas mudassem! Só queria que os problemas do curso acabassem. Não sei se mais alguém já passou por isso ou ainda está passando, talvez não seja em toda universidade pública. Mas a verdade é que infelizmente nossas universidades não são um exemplo de ensino. Uma pena.

You May Also Like

7 Comentários

  1. Não desiste não! Esses professores são babacas, cara, nem liga. Você já pensou em fazer uma pós no exterior? Com certeza ia abrir muitas portas pra você... O Cnpq está aí pra isso! Não sei como funciona, até por que acabei de entrar no Ensino Médio. Mas pode ser uma boa, não? haha O governo te banca lá fora e você vai ter uma coisa a mais no currículo!
    www.analogicbea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho que todo mundo, alguma vez na vida, vai passar por essa crise durante a faculdade.
    Realmente, faculdade pública tem seus pontos baixos por conta da falta de estrutura, mas pensa bem, o que vale é você! Se a faculdade não está te preparando para o campo que você quer, faça uma especialização logo depois que se formar, faça um mestrado legal, tudo isso pode te abrir muitas portas!
    E pensa no tempo que você já gastou fazendo a faculdade! Falta pouco tempo para acabar, será que vale a pena desistir de tudo?

    beijos, Dê.

    http://4quatronotas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. ah!! Sei bem como é, minha facul. entrou em geve e agora em pleno Janeiro tenho aula...
    Força que dará tudo certo! Seguindo seu blog!
    Convido para seguir e comentar:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Não sei nem o que dizer, mas não desiste não.
    O conteudo que você vai adquirir na faculdade ninguém vai te tirar.
    Tô pra começar a minha faculdade de Jornalismo em fevereiro e confesso que estou com muito medo. Mas "vamo que vamo", DESISTIR JAMAIS!

    Listras da Zebra

    ResponderExcluir
  5. adorei seu blog e seus textos pode seguir o meu?

    bloglianagonzaga.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já passei por essa famosa crise universitária também, mas não desista, faça um outro curso e veja o que o realmente quer.
    Beijos,
    Carol.

    Curte a página do blog no face? CarolPaivaBlog fan page

    ResponderExcluir