Ciao, la primavera!

by - terça-feira, setembro 22, 2015

Cravo (Foto: Camilla Gomes)
Uma das épocas do ano que mais amo é a Primavera, que inicia aqui no hemisfério norte em 22 de setembro, os jardins ficam mais floridos, os pássaros cantam mais, podemos ver com frequência borboletas brincando sobre as flores... é tudo tão lindo e perfumado. ♥ 

Infelizmente moro em zona urbana e minha casa não ajuda a ter um grande e lindo jardim (leia-se casa toda calçada), e o que me resta então, é plantar pequenas plantinhas nos vasos. Se tem uma coisa que gosto é mexer com a terra. Quando tenho tempo livre chego a passar horas arrumando as plantinhas daqui de casa, vocês não tem noção. hehe

É sempre bom ter um vasinho com alguma plantinha para alegrar e perfumar a casa. Fiz então uma pequena listinha de algumas plantas que cultivo aqui e que não ocupam tanto espaço, as primeiras são as que florescem.

Foto: Camilla Gomes
CRAVEIRO
Existem muitas variedades desta planta, tanto em cores como no formato de suas pétalas. Eles são super práticos de se cultivar, adoram sol e devem ser regados todos os dias. Seu perfume atraí formigas e borboletas. E eles sempre dão flores em cachos, então fica super lindo em vasos e caso você tenha um canteiro, vai ficar lindo também. Dependendo da variedade é necessário que se faça o replantio em algumas épocas, pois elas crescem bem rápido.



ONZE HORAS
Elas são as plantas mais práticas e fáceis de se cultivar que já vi. Tem vezes que do nada aparece uma muda dela em algum outro vaso, por conta das sementes que se espalham. Elas adoram sol e odeiam muita água, então temos que ter cuidado para que o solo não fique encharcado ou inundado (pode acreditar, se não tomar cuidado você pode afogar sua plantinha em um vaso).



ORQUÍDEAS
Essa é a minha primeira orquídea e com o tempo estou aprendendo a cuidar dela. Cometi alguns erros no início e por pouco ela não morreu, mas depois comecei a cuidar direitinho e o resultado foi essa primeira florzinha. ♥ As orquídeas não podem levar sol diretamente, assim como a irrigação que não pode ser frequente. Sabendo dessas duas coisas tu já pode cultiva-la. ;) hehe, claro que isso vai depender da variedade, pois existem umas que ficam em terra no qual o manejo já é diferente. Esse exemplar se chama Dimerandra emerginata.



Também possuo hortênsias, uma fitônia e duas variedades de lírio (branco e alaranjado), porém como elas ainda não estão floridas preferi não tirar fotos. Mas elas também são ótimas para serem cultivadas em casa, principalmente para quem vive em apartamento.

Agora é a vez das que não dão flores, porém são lindas do mesmo jeito. Tenho algumas samambaias que ainda estão pequenas, babosas e canela de veado que precisam de um espaço considerável. Mas tem uma plantinha em questão que eu acho um charme por ser pequenina e delicadinha. Ela se chama Dinheirinho (Callisia repens).

Dinheirinho (Callisia repens)
Tenho ela a muito tempo e não precisa de muitos cuidados. Se deixarmos ela ao sol ela ficará com folhinhas mais avermelhadas, então é bom deixa-la em um local que tenha sombra em certa hora do dia.

Existem muitas outras plantas que você pode cultivar em casa que não necessitam de muito espaço. Essas são apenas algumas que tenho por enquanto, futuramente pretendo cultivar muitas outras (aloka do jardim), como por exemplo, suculentas .

É isso gente, espero que tenham gostado do post e desejo uma primavera muito florida e perfumada para todos vocês!!

You May Also Like

1 Comentários

  1. E amava a primavera até que aqui no Rio primavera e verão são praticamente a mesma coisa e viver com 40º ou mais na cabeça é algo bem difícil!
    Mas amo as plantas e essa uma das poucas coisas da primavera que me faz feliz! Ver os jardins todos floridos e lindos!

    Estão lindas as suas flores!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ♥
    www.queseame.com

    ResponderExcluir